O que é Quiropraxia | Tratamento Quiroprático

Daniela Silvestrino - Quiropraxia

figuraQuiropraxia

O que é Quiropraxia?

A quiropraxia estuda a relação da estrutura do nosso corpo (coluna vertebral) com a função do organismo (sistema nervoso). Quando nossa coluna vertebral está desalinhada, temos uma perda da função do sistema nervoso.

O quiropraxista ajusta a coluna vertebral, mantendo ela alinhada para manter a saúde, melhor flexibilidade e postura, maior resistência física e imunológica, melhor rendimento, disposição e energia.

A coluna vertebral protege uma parte do sistema nervoso, que monitora, controla e regula toda a função corporal, portanto é fundamental que a coluna vertebral esteja funcionando corretamente para que o sistema nervoso trabalhe sem interferências.

As atividades do nosso dia a dia, os movimentos repetitivos e as más posturas fazem com que as articulações da coluna vertebral percam seu alinhamento ou movimento normal.

O tratamento de quiropraxia consiste no uso de técnicas manuais, que tem o objetivo de melhorar a função do sistema nervoso e das articulações, principalmente da coluna vertebral.

Na consulta inicial é realizada uma avaliação com histórico do paciente, palpação e testes especificos da técnica a ser utilizada. Também é feito uma análise dos exames de imagem (raio-x, ressonância magnética, tomografia) quando necessário. Um plano de tratamento é traçado com base nos resultados da avaliação.

O tratamento de quiropraxia é dividido basicamente em três etapas. A primeira visa eliminar ou reduzir os sintomas da subluxação (desalinhamento da coluna), a segunda a estabilização e por último a manutenção que progredir com o bem estar.


História da quiropraxia

A quiropraxia foi desenvolvida por Daniel David Palmer em 1895, nos Estados Unidos. A primeira escola para a formação de quiropraxistas foi iniciada em Davenport, estado de Iowa, em 1897.

A palavra “quiropraxia” é derivada de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”.

No Brasil, a Universidade Feevale e a Universidade Anhembi Morumbi introduziram o curso em 2000, com duração de 5 anos, foi reconhecido pelo MEC em 2005.

Procure sempre um quiropraxista graduado. Visite a página da Associação Brasileira de Quiropraxia para verificar a procedência de seu quiropraxista.

A quiropraxia é corretiva e preventiva. Ela atua diretamente na causa dos sintomas (dores) por meio dos ajustes específicos que permitem uma transmissão normal de impulsos nervosos entre o cérebro e o restante do corpo (orgão, tecidos, ligamentos, etc).

A quiropraxia vem se tornando conhecida pelo fato das pessoas relatarem cura ou melhora de dores nas costas, dor no ombro, torcicolos, hérnia de disco, dor ciática, dor de cabeça e enxaquecas, desequilibrios posturais, tendinite, busiste, etc.

É importante ressaltar que não é necessário ter dor para receber o tratamento.

A quiropraxia pode oferecer muito mais, evitando que estes problemas ocorram e permitindo que você viva com mais energia, maior desempenho profissional, esportivo, maior resistência física e imunológica.

Clique nas imagens para ampliar lupa

explicando 1 explicando 2 procedimento 1 procedimento 2 procedimento 3
Facebook Desenvolvido por monkee